sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Soja: Queda nas margens de lucro podem afetar futuro da cultura de soja

http://www.lafis.com.br/lafisinstitucional/relatorio-analise-setorial/Soja-e-Derivados.asp




A sombra de uma crise que quebrou muitos produtores de soja de Mato Grosso há uma década voltou a cobrir o Estado, apesar de a maioria deles estar capitalizada após pelo menos quatro safras de lucros expressivos. É com essa expectativa que parte dos sojicultores estão se preparando para o início do plantio na temporada de 2014/15, em meados de setembro.

As margens estão ficando cada vez menores, tendo em vista diversos fatores estruturais, como o encarecimento dos preços das sementes – que hoje são, quase que exclusivamente, transgênicas, que sempre foram mais caras -, da dependência das importações de fertilizantes e dos gargalos logísticos, além dos fatores conjunturais, como o preço da commodity no mercado internacional, que tem a perspectiva de cair ainda mais, devido a grande produção no Brasil e Estados Unidos, nas safras 2014/15 e 2015/16.

O futuro do setor de Soja começa a se tornar mais incerto, principalmente a partir de 2016, tendo em vista que a decisão de plantio para 2015 já foi praticamente tomada pela maioria dos produtores do Brasil, já que a queda na rentabilidade tende a aumentar em 2015 mas a se acentuar na safra de 2016. Essa queda na rentabilidade poderá afetar o faturamento do setor, que vem apresentando recordes desde 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário