terça-feira, 15 de julho de 2014

Navegação e Portos: Espírito Santos receberá o maior porto privado do país

http://www.lafis.com.br/lafisinstitucional/relatorio-analise-setorial/Navegacao-e-Portos.asp


O Estado do Espírito Santo se prepara para receber um mega empreendimento. Trata-se do projeto chamado Porto Central de Presidente Kennedy, que será erguido no litoral sul do Estado, e irá receber investimentos de R$ 5 bilhões. A previsão é que as obras sejam iniciadas em 2015. Até 2017, o porto deverá já estar operando com capacidade de movimentação de 50 milhões de toneladas por ano, mas deverá chegar a 150 milhões de toneladas anuais, quando estiver em funcionamento pleno em meados de 2022 . A movimentação de cargas no Porto de Santos, maior porto do país, chegou a 114 milhões de toneladas em 2013.

O novo porto, que deverá ocupar o lugar de maior porto privado do Brasil, será controlado majoritariamente pela TPK Logística. O Porto de Roterdã ( um dos maiores portos do mundo) terá 30% do projeto, além disso, o Governo do Espírito Santo deverá ter uma pequena participação, cerca de 1%, por ceder áreas complementares ao empreendimento.

Esse porto deverá ser o 'hub' do Porto de Roterdã para toda a América Latina. O propósito do porto é receber cargas em geral, mas o objetivo maior é atender novas demandas geradas pelo petróleo extraído do pré-sal e pós-sal das bacias de Campos (RJ) e do Espírito Santo (ES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário