segunda-feira, 21 de março de 2011

Cervejas / Refrigerante e Água Mineral: AB Inbev anuncia investimentos de R$ 2,5 bilhões em 2011


Pouco antes das mudanças anunciadas na tributação incidente sobre as bebidas (cervejas, refrigerantes e água engarrafada), que poderá representar um aumento em torno de 10% nos preços ao consumidor, a AB Inbev anunciou aumento dos seus investimentos no país e deverá destinar à ampliação das unidades produtivas nacionais cerca de R$ 2,5 bilhões em 2011, com foco na região Nordeste. No âmbito desse plano de investimentos, a fábrica de Pernambuco, orçada em R$ 260 milhões, é considerada a principal obra. A unidade deverá entrar em operação até setembro e já é vista como a maior da América Latina e a mais moderna do mundo.


O foco na região se justifica pelo crescimento expressivo do consumo de refrigerante e cerveja da população nordestina, influenciado pela inserção de maior contingente no mercado de consumo de massa e pelo clima predominantemente semi-árido da região que favorece o consumo de bebidas. Considerando-se, ainda, que o transporte possui peso considerável na estrutura de custos das empresas pertencentes ao setor, por tais bebidas possuírem baixo valor agregado, com o aumento do consumo no Nordeste, os custos de transporte se tornariam ainda mais expressivos, mesmo em uma rede eficiente de distribuição, o que viabiliza a construção de fábricas mais próximas ao centro consumidor.

Os investimentos da AB Inbev no Brasil mantém, portanto, trajetória crescente. Em 2009, foi investido R$ 1 bilhão e, em 2010, R$ 2 bilhões. Assim, sob as condições favoráveis do cenário interno, a organização pretende aumentar a sua participação no mercado brasileiro e, para tanto, direciona seus investimentos à ampliação da sua capacidade de produção, inovações de produto e publicidade. Atualmente, o Brasil é o quarto país que mais consome as cervejas e os refrigerantes da AB Inbev. Nesse ranking, a primeira posição é ocupada pela China, seguida pelos Estados Unidos e pela Rússia.

Um comentário:

  1. Excelente post hombre!
    Estoy muy de acuerdo con el punto de que las relaciones fuertes con sus clientes es la clave , y utilizar el lenguaje a sus clientes usar . Estos dos puntos son los principales puntos clave que tenemos que centrar en B2B Marketing.
    Transporte Refrigerantes

    ResponderExcluir