segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Navegação e Portos & Transporte Ferroviário: Vale Investe em Porto e Ferrovia para Ampliar sua Capacidade Produtiva.

O bom desempenho das exportações de commodities obtidos em 2010, derivado da forte expansão da demanda asiática, em especial a China, repercutiu na elevação dos preços internacionais. Quase metade da produção de 522 milhões de toneladas de minério de ferro prevista pela Vale até 2015 sairá de Carajás. Para transportar essa produção crescente, a empresa enfrentará enormes desafios logísticos. É pensando nestas dificuldades que a Vale planeja investir, neste e nos próximos três anos, cerca de US$ 3 bilhões com o objetivo de ampliar a infraestrutura existente em diversos segmentos, dentro de um conceito de integração entre zona de extração, ferrovia e porto.

Para dar tal aporte operacional, em uma primeira fase, iniciada neste ano (2011) e com conclusão previstas para até 2012, serão investidos US$ 1,28 bilhão na construção do quarto píer no terminal marítimo de Ponta da Madeira (pertencente à Vale). Assim como a finalização da ponte de acesso (com dois píeres) que se destinará exclusivamente ao embarque de cargas próprias da Vale (minério de ferro e manganês). O píer quatro terá dois berços para atracação de navios e o primeiro deles começará a operar em meados de 2012 atendendo navios de 400 mil toneladas de porte bruto. A obra é hoje o principal projeto portuário da mineradora no país. Também estão previstos nesta primeira fase, o aumento da capacidade de transporte de carga da Estrada de Ferro de Carajás (EFC), linha férrea de 892 quilômetros que leva o minério de ferro das minas, no Pará, até os navios, em São Luís, irá ganhar 80 quilômetros de novas linhas, mais dois pátios para depósito de minério e dois novos viradores de vagões.

Para obras posteriores, com data de finalização prevista para até 2015, estão previstas obras de duplicação e construção de quatro pátios, dois viradores de vagão e um ramal na ferrovia que liga as minas de Serra norte e Serra sul, em Carajás. Já em relação ao porto, o píer quatro de Ponta da Madeira ganhará mais um berço, e novos equipamentos, entre outras obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário