segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Transporte Aéreo: Mercado de baixa renda entra na mira das empresas aéreas

A Tam anunciou, no dia 05, uma parceria com as Casas Bahia para estruturar uma rede de venda de passagens aéreas para o mercado de baixa renda. A Azul também analisa estratégias, como o parcelamento da passagem no cartão de débito e a venda por meio de supermercados, para atrair esse nicho mercadológico composto pelas classes C e D.
O decorrente crescimento das classes C e D atraiu a atenção de empresas aéreas como a Azul e a Tam. O mercado de baixa renda representa hoje um potencial de faturamento para o modal. Em outros setores da economia, como por exemplo, o de alimentos e bebidas, esse potencial já é uma realidade.
O aumento do poder de consumo em conjunto com os bons resultados da economia nacional são fatores fundamentais que explicam essa nova classe emergente. O mercado de baixa renda possui, proporcionalmente, uma elevada taxa de consumo sobre a renda. Essa taxa é explicada pela demanda reprimida por gastos prioritários, tais como saúde, educação e transportes. Atualmente, devido à maior disponibilidade de gastos secundários, os serviços antes considerados de luxo - como, por exemplo, o transporte aéreo - podem ser consumidos por uma parcela da população até então excluída desse mercado.

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