segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Veículos Leves: GM Brasil confirma investimentos, mercado nacional enfrentará concorrência crescente no médio prazo.
Em reunião com o Presidente da República a diretoria da General Motors Brasil confirmou seu plano de investimentos, da ordem de R$ 2 bilhões, até 2012. Independentemente das dificuldades enfrentadas por sua matriz norte-americana, a GM Brasil aproveitou-se de sua auto-suficiência financeira para garantir a estratégia de defesa de sua atuação no mercado brasileiro. Responsável por 19,8% do total de licenciamentos efetuados no primeiro semestre de 2009, a GM Brasil é a terceira maior montadora do país, atrás apenas de Fiat e Volkswagen, no entanto, a evolução consistente de montadoras européias e asiáticas em pós-venda e financiamento soma-se ao eminente ingresso de novos players no mercado nacional, como a indiana Tata e a chinesa Chery. O mercado nacional deverá apresentar uma evolução significativa da concorrência entre as montadoras no segmento de compactos de baixa cilindrada, onde o enfoque dos investimentos anunciados pela GM se concentram. Grande parte dos recursos programados, cerca de R$ 1,4 bilhão, serão destinados à reestruturação da fábrica de Gravataí (RS), que será responsável pela produção da nova linha Ônix, consistindo em veículos compactos. As perspectivas de crescimento sustentado da economia brasileira nos próximos anos favorecem os investimentos na indústria automobilística, que podem conceber projetos de ampliação de sua capacidade, não apenas modernizações.
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