segunda-feira, 29 de junho de 2009
Telefonia Fixa: Telefônica é proibida de vender assinaturas do Speedy
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) suspendeu as vendas do Speedy, serviço de banda larga da Telefônica, no último dia 23/6, sob o risco da empresa pagar multa de R$ 15 milhões, fato desencadeado depois de uma grande pane, ocorrida três semanas atrás, que interrompeu o serviço de recebimento e a realização de chamadas ao longo do último dia 09/06. A operadora tentou reverter a decisão solicitando efeito suspensivo, porém o pedido foi negado pela Anatel, argumentando que a paralisação preserva os atuais clientes evitando a expansão de tráfico que poderia aumentar a "vulnerabilidade" e "instabilidade" na rede da empresa.Com isto, segundo informou a Anatel por meio de nota, a operadora segue dependendo da apresentação de um plano que "contenha planejamento de contingência, gerenciamento de mudanças, implantação de redundância de redes e sistemas críticos, planejamento operacional e cronograma que indique data a partir da qual estarão implementadas medidas que assegurem a regularidade do serviço", para que possa retomar as vendas do serviço de banda larga e iniciar os esforços para recuperar a imagem junto ao consumidor. A operadora vinha apresentando falhas nos serviços de telefonia fixa desde julho do ano passado, quando ocorreu a primeira grande pane, seguida por outras três de igual proporção - todas reconhecidas pela Telefônica -, até desencadear na suspensão do fornecimento do Speedy. Este fato acabou deixando a mostra o descompasso entre os investimentos nas redes de serviços e o número de usuários, que vem crescendo de forma acelerada nos últimos anos, sendo que a atitude tomada pela Anatel significa um passo importante para que as operadoras adequem suas infraestruturas a demanda existente no mercado, evitando transtornos futuros aos usuários.
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