segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Máquinas Agrícolas: Resultados recentes mostram que recuperação do setor está próxima


O setor de máquinas agrícolas era considerado com um dos maiores favorecidos pelo forte crescimento do setor agrícola. Com os recordes de produção e disponibilidade de crédito para o setor agrícola, o setor chegou a recordes de produção em 2013/14, inclusive em termos de vendas para o setor externo. O nível tecnológico das máquinas produzidas no Brasil também cresceu vertiginosamente. Porém, com o início da crise econômica e dado o alto nível de compra de máquinas nos anos anteriores, as vendas e produção despencaram, levando o setor a enfrentar uma forte crise.

Dados recentes da Anfavea revelam que em agosto a produção de máquinas agrícolas cresceu, mantendo a tendência de recuperação observada desde abril deste ano, mesmo que em níveis de produção abaixo de 2015. A expectativa é de que setembro e outubro apresentem resultados positivos, tendo em vista que é a época de compra de máquinas pela agricultura brasileira. A melhora na renda dos produtores, tendo em vista os bons preços das principais commodities agrícolas produzidas no Brasil, somado a perspectiva da melhora no clima, devem impactar positivamente as vendas em 2016, mas deverá ser mais ainda mais forte em 2017.

Assim, apesar da crise enfrentada pelo setor no momento, as estimativas é que o setor apresente melhoras já no fechamento de 2016, e um crescimento mais sólido em 2017. Com isso, o faturamento deverá apresentar melhoras já nos próximos meses. 

Analista Responsável pelo Setor: Ricardo Quirino

Nenhum comentário:

Postar um comentário