segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Desemprego: 2016 inicia com previsão de mais demissões em diversos setores


De acordo com a Pesquisa Mensal do Emprego (PME) divulgada no último dia 28/01 pelo IBGE, o Brasil fechou 2015 com uma taxa de desemprego de 6,8%, resultado 2,5 pontos percentuais maior que o observado em dezembro de 2014 (4,3%). Não bastasse a constatação de que a recessão comprimiu fortemente o mercado de trabalho no ano passado, alguns setores já anunciaram que esperam mais demissões para 2016, confirmando a percepção de que ainda há espaço para piorar o cenário econômico antes de iniciarmos uma recuperação.

Segundo a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), após uma retração de 14,4% no faturamento de 2015 e a demissão de 8,1% do pessoal empregado nas empresas do setor, estas deverão continuar com os cortes na folha de pagamentos para conseguir equalizar os custos diante do cenário projetado para 2016. O número estimado pela Associação é de 20 mil postos de trabalho a serem fechados ao longo de todo o ano.

Algo similar foi informado pela Sinditêxtil SP (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo), diante da previsão de 15% de queda na produção em 2015. Projeta-se a demissão de mais 12 mil vagas em 2016 no setor, somando às cerca de 30 mil que foram efetuadas em 2015, de acordo com o sindicato. 

Situação ainda pior foi anunciada por representantes do setor de Turismo e Hotelaria, após o anúncio oficial de que foi revogada a isenção da cobrança de imposto de renda sobre as remessas ao exterior para pagamento de prestação de serviços relacionados a viagens de turismo, negócios, serviços, treinamentos ou missões oficiais – despesas com hotel, transporte, cruzeiros marítimos e pacotes de viagens, por exemplo. A partir de 1º de janeiro deste ano, passa a vigorar a alíquota de 25% sobre o valor da remessa, o que deve ocasionar a perda de até R$ 20 bilhões para a economia e o fechamento de mais de 185 mil empregos diretos.

Contabilizando todos os anúncios, espera-se a eliminação de 217 mil postos de trabalho em 2016 somente nestes três setores. Outras representações setoriais, como a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), apontam taxa de desemprego de 10,2% para 2016, concluindo que o ano será de aprofundamento da recessão econômica.

Analista responsável: Robson Poleto


Nenhum comentário:

Postar um comentário