sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Cartões de Crédito: Queda da atividade prejudica setor de cartões, ainda assim setor deve crescer acima da economia nos próximos anos


Segundo o Relatório de Política Monetária e Operações de Crédito do Sistema Financeiro, divulgado pelo Banco Central do Brasil, considerando o saldo de crédito por modalidade, o segmento de cartões de crédito representou 20,1% das operações de crédito para pessoal física em junho deste ano. Deste modo, considerando somente os recursos livres (com taxas de juros livremente pactuadas entre instituições financeiras e mutuários), o setor vem se apresentando como uma das principais modalidades de crédito oferecida pelos bancos.

Vale destacar que o desenvolvimento do setor de cartões de crédito no Brasil é influenciado por diversos fatores, como, por exemplo, a maior bancarização e aumento da renda da população observada nos últimos anos e está em linha com a estratégia dos grandes bancos atuantes no país de elevar a participação dos serviços nos resultados, em detrimento das RIF (Receitas de Intermediação Financeira). Vale destacar que tal movimento é uma consequência do fato das receitas de serviço apresentarem maior regularidade, sendo uma fonte de receita menos sujeita às oscilações da economia e com maiores possibilidades de crescer em tempos de queda da atividade, como se apresenta a atual conjuntura.

Embora o empréstimo de recursos dos bancos por meio dos cartões também seja considerado uma intermediação financeira, ele também agrega outros serviços e receitas, como, por exemplo, as anualidades dos cartões e o percentual de cada transação (lembrando que as grandes credenciadoras de cartões de crédito no Brasil pertencem aos grandes bancos).

Desta forma, a perspectiva da Lafis para os próximos anos considera que o setor de cartões manterá um desempenho superior ao da economia, mesmo que em ritmo inferior ao verificado nos últimos anos, considerando que o cenário econômico adverso também afeta negativamente o setor de cartões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário