sexta-feira, 15 de maio de 2015

Varejo: Comércio varejista acumula queda de 0,8% no trimestre

Os dados nacionais do comércio para o mês de março, publicados pelo IBGE, vêm para confirmar a perda de dinamismo do varejo brasileiro nesse ano. O volume de vendas decresceu 0,9%, enquanto a receita nominal caiu 0,4%, ambas as variações em relação ao mês anterior. Entretanto, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, em termos de volume de vendas, observa-se crescimento da ordem de 0,4%. Dessa forma, o comércio varejista brasileiro fechou o primeiro trimestre do ano com uma queda de 0,8% no volume de vendas e crescimento de 6,5% na receita, em relação ao primeiro trimestre de 2014.

Das oito atividades do varejo restrito (aquele que não contempla as categorias Veículos e motos, partes e peças e Material de construção), cinco apresentaram variação negativa no volume de vendas em relação ao mês de fevereiro e, também, cinco segmentos decaíram na comparação com o mesmo mês do ano anterior. As categorias as quais exibiram maior crescimento, em relação ao mês de março de 2014, foram Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (21,8%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (17,4%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (10,2%).

Por outro lado, as categorias que tiveram suas vendas mais prejudicadas, também em comparação ao mês de março de 2014, foram Móveis e eletrodomésticos (-6,8%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-5,9%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,4%). Nesse sentido, já é possível perceber os efeitos do menor ritmo de crescimento do crédito, em conjunto com o aumento generalizado dos preços, o qual acaba afetando o poder de compra da população. Além disso, o aumento da taxa de desemprego, combinado com a estabilização da renda, faz com que os consumidores reorganizem a sua cesta de consumo, deixando de consumir produtos considerados supérfluos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário