segunda-feira, 27 de abril de 2015

Telequipamentos: Dilma sanciona Lei Geral das Antenas


A longa novela sobre licença para instalação de antenas de telecomunicações no Brasil começa a chegar ao fim. A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei nº 13.116/2015, conhecida como Lei Geral das Antenas, publicada no "Diário Oficial da União". Polêmica durante anos de discussões, o assunto gerou ainda debates por causa de vetos da presidente ao texto. A lei deverá pôr fim a uma luta das operadoras contra a burocracia. Atualmente existem mais de 300 leis municipais com regras próprias para a instalação de antenas, inclusive proibição. Até o momento não havia um prazo definido e a demora passa de um ano para muitos casos.
O grande impacto da lei se dará por facilitar a realização de investimento pelas operadoras de telecomunicações é unificar as regras de licenciamento de infraestrutura (linhas de transmissão, fibras óticas, comutadores, antenas e transmissores), cuja emissão da licença estará sujeita a um único orgão para cada estado (e DF). As licenças terão prazo de 10 anos (e poderão ser renovadas), e estarão condicionadas a simples regras na instalação de equipamentos para a rede de telecomunicações em área urbana: não obstruir a circulação de veículos, pedestres ou ciclistas, não contrariar parâmetros urbanísticos e paisagísticos aprovados para a área, não prejudicar o uso de praças e parques, e não colocar em risco a segurança de terceiros e de edificações vizinhas. 

Adverte-se que a legislação deverá ser complementada por outras leis e regulamentos a fim de estabelecer os orgãos que realizarão o licenciamento, ou seja, ainda tomará tempo para a Lei Geral das Antenas ser plenamente efetiva. No mais, destaca-se que isso facilita a realização de investimentos pelas operadoras, mas a queda da demanda por serviços de comunicação influencia negativamente a se tomar esse tipo de decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário