terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Autopeças: Nexteer investirá R$ 57 milhões para expansão da produção



A Nexteer Automotive, fabricante de sistemas de direção, confirmou investimento em uma nova linha de produção em sua fábrica de Porto Alegre (RS). Com um investimento total de   R$ 57 milhões em equipamentos e tecnologia, a unidade passará a montar colunas de direção elétrica para veículos. A empresa estima a geração de 100 novos empregos diretos e um alavancada no crescimento do faturamento da empresa.

A nova linha de produção irá aumentar o portfólio da fábrica de Porto Alegre, que hoje já fornece bombas de direção hidráulica, semieixos e direção elétrica para fabricantes como AGCO, Fiat, Ford, GM, John Deere e PSA.

O investimento da Nexteer está inserido nas perspectivas de redução das importações do setor, e substituição pela produção interna, incentivada pelas normas do Inovar Auto e a alta do dólar em relação ao real, que aumenta a competitividade da indústria brasileira.


Em outubro de 2014, teve início o sistema informatizado do governo de rastreamento de autopeças consumidas pelas montadoras, integrando a política automotiva brasileira, que busca agregar conteúdo local aos veículos produzidos no país. O sistema será alimentado pelos próprios fornecedores das montadoras, que vão discriminar mensalmente o valor de insumos importados - a chamada parcela dedutível - dos componentes usados pelos fabricantes de carros. A partir dessa informação, o governo poderá descontar o conteúdo importado do cálculo de benefícios fiscais previstos no novo regime automotivo, conhecido como Inovar-Auto. Como efeito prático, o objetivo é forçar as montadoras a usar mais autopeças locais na produção de veículos. Como as exigências de nacionalização são crescentes, espera-se que os veículos tenham cada vez mais peças locais até 2017, no fim do Inovar-Auto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário