segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Móveis: Todeschini terá fábrica em Cachoeira do Sul



Fabricante gaúcha de móveis planejados, a Todeschini planeja ter, até 2017, uma unidade própria de beneficiamento de madeira. O local desejado para o projeto, que chegaria aos       R$ 280 milhões em investimentos para construção e compra de equipamentos, fica no município de Cachoeira do Sul, onde a empresa possui a maior parte de suas florestas. A definição, porém, ainda depende de uma solução para o abastecimento de energia elétrica, já que a área escolhida, localizada às margens da BR-290, não possui rede.

Essa notícia destaca o fato de que mesmo uma indústria intensiva em recursos naturais, como a moveleira, está suscetível às dificuldades de infraestrutura na economia brasileira, conforme ilustra necessidade de 10 MegaWatts para concretizar a construção da fábrica pela Todeschini. Os empecilhos da burocracia federal na gestão elétrica adicionam complexidade ao problema.


Outro aspecto interessante da notícia relaciona-se com os planos de verticalização da empresa, pois ela quer ter acesso fácil e próprio de placas compressadas de madeira (MDF, no jargão técnico), o que segue a tendência delineada para o setor no Brasil, que vai na contramão do que é feito em termos mundiais – as empresas moveleiras buscam especializar-se (realizar o desenho do produto) e deixar outros detalhes da fabricação e venda de bens (distribuição, venda, insumos) para outros agentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário