segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Equipamentos de informática: Grupo americano HP anuncia projeto de divisão em duas empresas.


O grupo americano Hewlett-Packard anunciou o projeto de uma divisão em duas empresas, com o objetivo de separar a atividade de material de informática (PC e impressoras) do setor de serviços para as empresas, em uma tentativa de adaptar-se a um mercado em constante evolução. O projeto deve ser concluído em 2015, segundo o comunicado do grupo. O departamento dedicado aos serviços terá o nome Hewlett-Packard Entreprise e será dirigido por Meg Whitman, atual presidente geral da empresa. O setor dedicado ao material de informática terá o nome HP Inc., manterá o atual logo da empresa e será comandado do ponto de vista operacional por Dion Weisler.


O fato da HP estar dividindo a corporação em duas empresas, uma focada em hardware, e a outra em software, corrobora uma tendência que vem desenhando-se há muito tempo para o setor: a valorização dos serviços de TI (Tecnologia da Informação). Por exemplo, a IBM, tradicional empresa de equipamentos de informática (fabricante de mainframes), está mais empenhada em consultoria de TI e soluções de cloud, do que desenvolver novos equipamentos (chips). A mesma idéia está sendo aventada pela Intel.


Há uma grande gama de nichos e possibilidades de novas receitas ao explorar os serviços de informática, enquanto a fabricação e desenvolvimento de hardware possui um escopo muito limitado (uma vez fabricado e vendido, a empresa não tem mais ganhos) e sofre concorrência forte, especialmente de empresas do Leste Asiático (Cingapura, Taiwan, China).


Nenhum comentário:

Postar um comentário